sábado, 28 de abril de 2012

O meu filho vai casar





Este é o motivo do meu sumiço: o casamento, hoje, de meu filho Frederico com Denise.
Estamos todos muito felizes e pedindo a Deus pelo novo casal.

Peço desculpas a todas as amigas por não ter feito nem uma visitinha, mas, a partir da semana que vem, voltarei à rotina e poderei visitar cada uma como gosto, com calma e curtindo cada postagem.

Beijos e até breve.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Finalmente...

Minhas amigas mais próximas, quem me acompanha há algum tempo e meus filhos sabem da paixão que tenho por hortênsias e a vontade de tê-las em cor-de-rosa.
Neste fim de semana ganhei, de minha filha Letícia, esta belezura que aqui está.



Eu a coloquei bem na passagem para que possa vê-la a toda hora.



No meu aniversário, Letícia me deu um lindo buquê de astromélias.



Adoro ganhar flores, especialmente quando vêm acompanhadas de tanto amor e carinho.

Muito obrigada, minha filha querida!

sábado, 21 de abril de 2012

Um grande filme

Acabei de ver um filme maravilhoso, Histórias Cruzadas.


"Ao espectador que for assistir a “Histórias cruzadas”, filme de Tate Taylor que estreia amanhã no Rio, um conselho: pondere sobre sua percepção acerca de qual grupo racial é o protagonista da trama. Não são muitas opções, são apenas duas, mas cada uma delas é responsável por um ponto de vista completamente diferente sobre o tema do filme. “Histórias cruzadas” trata de racismo. As alternativas do protagonismo, portanto, são óbvias. Mas sua escolha, nem tanto. 

Baseado no livro “A resposta”, de Kathryn Stockett (lançado no Brasil pela editora Bertrand), “Histórias cruzadas” se passa no início dos anos 1960, numa cidade do sul dos EUA, época de conflitos raciais — foi em 1963 que Martin Luther King, por exemplo, proferiu o famoso discurso do “Eu tenho um sonho”. As patroas brancas são um grupo de patricinhas (sim, existiam patricinhas nos anos 1960) que, em sua maioria, trata as empregadas negras como se a escravidão não tivesse acabado. Há duas exceções: a aspirante a escritora Eugenia (Emma Stone, um atriz esforçada mas que acaba ofuscada pelo resto do elenco) e a maluquete emergente Celia (Jessica Chastain, numa atuação brilhante, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de coadjuvante). São as duas que buscam o equilíbrio entre os dois grupos. 

Já as domésticas negras são lideradas por Aibileen (Viola Davis, indicada e uma das favoritas ao Oscar com todo merecimento) e Minny (Octavia Spencer, também indicada ao Oscar, como coadjuvante, e também favorita com justiça), duas mulheres pobres que acabam concordando em contar suas histórias para um livro que Eugenia está escrevendo. 


“Histórias cruzadas” permite que o espectador pondere, questione e se emocione, tudo no mesmo pacote. 

E isso vale para qualquer ponto de vista que o espectador siga. A consciência da opção escolhida serve somente para nos dar um pouquinho de autoconhecimento, outro dos méritos de “Histórias cruzadas”, ele próprio indicado ao Oscar de melhor filme." (André Miranda, Jornal O Globo, 01/02/2012)´






O filme é todo maravilhoso, mas uma coisa me pegou! Uma pequena fala que é repetida várias vezes.
A empregada negra que cuida de uma criança branca, de quem a mãe não tem tempo nem gosto para cuidar, ensina, repetidamente, à menininha, um "mantra", verdadeiro tesouro que irá garantir, no futuro, à criança desprovida do afeto materno, uma auto-estima saudável , segurança na sua capacidade e equilíbrio emocional.


Eis a fala: "Você é bonita.
            Você é inteligente.
            Você é importante."


Penso, como mãe e avó, que não há maior, nem melhor, legado, que possamos deixar aos nossos filhos e netos, do que a consciência de sua capacidade e importância.




Beijos e um lindo final de semana! 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Niterói por Carolina Tavares

Noutro dia, procurando na net uma foto bem bonita da minha cidade, Niterói, tive a alegria de conhecer uma jovem fotógrafa, Carolina Tavares, tão apaixonada pela cidade quanto eu.

Niterói é mesmo uma cidade encantadora, mas fica ainda mais linda pela lente de Carolina.

Aí vão algumas de suas fotos.

























Não tenho razão?
Beijos para quem passar por aqui.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

E as palmas vão para...





Todas acertaram quando disseram que eu pensei em Ilaine.
O que me deixou mais contente foi ver a  própria Ila se identificar com a jarra...
Então, não é pretensão minha dizer que eu conheço um pouquinho o gosto de nossa amiga.


Estas flores são para você Ilaine colocar na jarra e para todas que passam por aqui e que me dão a grande alegria de sua presença.




Beijos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Amigas virtuais

Creio que, uma das melhores coisas que a internet nos permite, é aumentarmos nosso círculo de relacionamentos sociais através dos amigos virtuais que vamos agregando a cada dia.

Naturalmente que, como acontece com os amigos reais, o que faz a amizade virtual são as afinidades.
Afinidade de gosto, de pensamento, de interesse, etc.

Já percebi que há um círculo, mais ou menos fechado, de amigas que se visitam com frequência e deixam seus comentários.  Falo isso por mim, porque sempre que sento aqui com um tempinho, tenho as amigas certas para visitar e algumas outras para onde vou sem nenhuma frequência.
Claro que de vez em quando entra uma nova amiga nesse círculo, o que me dá muito prazer e que serve para enriquecer e acrescentar à nossa amizade.

O mais interessante nisso tudo é que, ao contrário de Norma e Maria Célia que são minhas amigas reais, eu não sei a idade de ninguém, nem a cor do cabelo, nem o tom da voz, nem o peso... (he he he)
Com tudo isso, tenho a pretensão de conhecer a cada uma. Quando vejo uma determinada coisa, logolembro de alguém! Penso: Fulana iria gostar disso! ou Isso tem a cara de Fulana!
Pretensão minha, não é?
Mas assim, a cada hora, vou me lembrando alguém.

Noutro dia, chegando na casa de uma amiga real, vi uma jarra linda e claro, logo me lembrei de alguém!
É um trabalho de uma artista paulistana de quem nem mesmo minha amiga sabe o nome. Se alguém souber, por favor, me diga.
Veja só que beleza:








Na casa da minha amiga virtual, penso, ela ficaria linda, com flores da estação...

Então, vamos fazer uma brincadeira?
De quem você lembrou quando viu a jarra?
Escreva lá nos comentários.
Quem acertar vai ganhar um salva de palmas!!!
Beijos.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Hilda

Você conhece a Hilda?

Em 1958, Duane Bryers, pintor norte-americano, criou  a personagem Hilda, uma linda pin-up acima do peso, graciosa e gordinha.

Duane Bryers é um dos mais talentosos e reconhecidos pintores da América. Nascido no Michigan, em 1911, se especializou em pinturas onde o velho oeste é o tema principal, mas foi Hilda quem lhe trouxe maior reconhecimento artístico.

Duane encantou o mundo com sua Hilda, mostrando que a mulher pode ser sedutora, não importando o corpo que ela tenha. Cheinha ou magrinha é mulher acima de tudo.








































Duane Bryers e sua criação


Desde a primeira vez que vi uma gravura de Hilda me identifiquei com ela, por motivos óbvios...
Logo, Hilda pode ser você ou eu, acima do peso, mas feliz e em paz com o espelho.


"A felicidade é a aceitação corajosa da vida." Erich Fromm

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Primavera no outono?...

Bougainville

Nome popular: Primavera, Três Marias, Buganvilea.

Origem: Brasil.

Floração: floresce na primavera.

Cores: é encontrada em muitas cores, branca, rosa, vermelha, roxa, lilás, laranja e outras.

Curiosidades: Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu por volta de 1790 e a levou para a Europa , onde se tornou famosa e de onde se difundiu para o resto do mundo.

Suas belas e coloridas "flores" não são exatamente flores, são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as pequenas e verdadeiras flores amareladas.





A minha está plantada em vaso há, mais ou menos, dez anos e nunca floresceu tanto!
Tem 0,60m de altura e junta com o vaso medem 1,10m.
Desde que a coloquei em companhia das hortênsias, ela resolveu se exibir para não ficar atrás das companheiras...


"O Segredo para viver em paz com todos consiste na arte de compreender cada um segundo a sua individualidade."  Federico L. Jahn