quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reivindicação


Conversando com minha amiga Norma do Jeito simples de ser, ela me falou que tinha uma "reivindicação"  a me fazer: que eu fizesse uma postagem dos meus trabalhos!
De vez em quando, eu até faço mas, fico temerosa de parecer exibida demais até porque, um pouquinho exibida eu sou mesmo.
Mas, como hoje é aniversário dela vou fazer sua vontade...

Então, vou mostrar um trabalho de bordado ao qual tenho me dedicado há mais de um ano.
Esse tipo de bordado se chama "stumpwork". Nele usamos os pontos tradicionais de bordado (haste, atrás, cheio, corrente, margarida, etc) feitos com vários tipos de linhas e fitas. Justamente, o uso de material tão variado é que dá ao bordado um efeito tridimencional. É um trabalho demorado mas que tem um resultado que encanta e compensa plenamente o tempo gasto com sua feitura.

A minha professora é Teresa Cristina, do Rio de Janeiro.
Ela aprendeu a técnica na África do Sul, onde morou, com uma neozelandesa, Di Van Niekerk, a "gurua" das bordadeiras de "stumpwork".

Agora, vou mostrar alguns trabalhos meus.

Este fiz para Letícia pelo seu aniversário.




 detalhe





 detalhe


 detalhe





 detalhe


detalhe


As fotos não ficaram muito boas porque os bordados já estão emoldurados e nesse tipo de trabalho é usada uma moldura tipo caixa onde há um espaço de dois centímetros entre a tela e o vidro e esse não pode ser sem reflexo.






12 comentários:

  1. Coisa linda...que delicadeza!
    Só poderia vir de você essa belezura mesmo!
    beijo grande querida! :)

    ResponderExcluir
  2. Não me vem outra palavra na mente ao ver seu trabalho que não "ESPETÁCULO", parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de artesanato e arte em geral. Fiquei encantada, é lindo. Eu não conhecia este bordado. Tu és muito talentosa. Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flor!


    Seus trabalhos são belíssimos e deves sim mostrar e divulgar.
    Amei todos eles. Parabéns! Imgino o trabalho minucioso que seja. E tanto mais precioso, Myrian!

    Vou lá na aniversariante, então!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns e que bom que Norma te intimou,rssr Adorei ver! Deixo aqui também um beijo e parabéns à ela.

    Beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  6. Ah tia Myrian,
    Obrigada pelo presente!!!
    Eu, que tive o privilégio de ver estes trabalhos ao vivo
    e a cores, posso dizer que são tão, mais tão...que não
    encontro adjetivos pra qualificá-los.
    E você, extremosa em tudo que faz, é sem dúvida uma grande artista!
    Continue nos agraciando com seus trabalhos.
    A torcida organizada agradece.
    Muitos beijos e tenha um bom dia querida amiga!
    ;))

    ResponderExcluir
  7. Que coisa mais linda desta vida, e uma grande arte.
    Sua exibida tem que se exibir mesmo, isso e muito lindo.
    Mostra mais pra podermos babar, hehehe.
    Bjs....

    ResponderExcluir
  8. Mãe, você é uma benção em nossas vidas! O seu carinho nos faz tão felizes, e como se não fosse o suficiente, o seu talento embeleza a nossa casa! Me sinto muito agradecida e orgulhosa de ter você como mãe, exemplo de ser humano e ainda exemplo de artista!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Myrian, ainda não tinha visto o seu bordado finalizado. Um show! É a sua cara.
    Mais lindo ainda foi o comentário de Letícia sobre você. Douglas é um sortudo!
    Parabéns pelo mimoso trabalho e pela filha que é um brilhante lapidado.
    Beijocas pelo Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  10. Você tem certeza que esses trabalhos foram simplesmente bordados? São maravilhosos Myrian, e ainda bem que você 'deu ouvidos' a Norma. Meus parabéns minha, são realmente lindos.

    ps.: foi aniversário da Norma, e eu não fiquei sabendo?!?!?!? Não tem jeito, eu estou sempre atrasada, até pareço com o coelho da Alice :(

    ResponderExcluir
  11. Absolutamente maravilhoso. Nunca paro de me surpreender com 'mãos' que conseguem fazer coisas assim...

    ResponderExcluir
  12. Myriam

    Adorei seus trabalhos.
    Estou querendo o contato da tereza Cristina. Passa por favor. Meu mail (patriciacrossetti@gmail.com)

    Beijos

    ResponderExcluir