domingo, 1 de julho de 2012

A família Dumont


Já ouviu falar na família Dumont?


A família é formada por seis artistas de Pirapora, Minas Gerais, e é composta pela mãe Antônia Zulma Diniz Dumont e cinco filhos: Ângela, Marilu, Martha, Sávia e Demóstenes. 




Tudo foi iniciado pela mãe. Quando esperava sua primeira filha, bordava imagens que criava e com as quais enfeitava o enxoval da menina.

As filhas, enquanto cresciam, iam aprendendo os pontos dos bordados e desenvolvendo a criatividade e a habilidade de recriar cenas do cotidiano.



O sucesso de seu trabalho foi tão grande que a família formou uma verdadeira empresa:  o grupo Matizes Dumont.

Os bordados são feitos de forma coletiva. A criação tem momentos distintos e todos são igualmente importantes e de grande elaboração.

Primeiro é elaborado o desenho pelo irmão Demóstenes, que é artista plástico. Cada uma das bordadeiras recria em cima destes desenhos, escolhendo elas mesmas, as cores das linhas, a textura, se o fio é de seda, de algodão, fino ou não.

Do papel de seda renasce o movimento da bicicleta, a casa da infância, as águas do poço, a lamparina, personagens e objetos dos sonhos.




















As linhas revelam os dias e as noites, pespontando o caminho das águas, das flores, dos homens e dos animais.

Trabalhar o pano, puxar a linha e seus fios, registrar a vida cotidiana, deixar o olhar amoroso passear por translúcidos caminhos.

Retratam cenas do cotidiano, sendo todos os trabalhos únicos e exclusivos. 

O sucesso logo os levou a serem convidados para ilustrarem livros de grandes autores: Manoel de Barros, Jorge Amado, Marina Colasanti, Ziraldo, Thiago de Mello e Rubem Alves.
Sávia Dumont, uma das bordadeiras do grupo, é autora de um livro homenageando seu parente distante,
Santos Dumont.






O grupo Matizes Dumont não faz somente trabalhos de grande porte, não.
Há pequenos objetos como: almofadinhas, saquinhos de viagem, agulheiros, que estão ao alcance de qualquer bolso, inclusive o meu...


12 comentários:

  1. Puxa, que lindos trabalhos e beleza de família essa,trabalhando junta!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de família e de trabalhos,eu os conheci no programa Mais Você no tempo que abordavam assuntos e histórias interessantes, mas foi muito bom relembrar aqui. Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda, retratar no fio do bordado cenas tão especiais da infância e do dia a dia. A mais genuína expressão cultural. Obrigada pela partilha. Gostei muito de saber sobre essa família de artistas da cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, é muita riqueza nos trabalhos deles, originalíssimo, obra de arte mesmo.
    Acho que já tinha visto na tv alguma matéria. Mas em blog foi a primeira vez, parabéns pela postagem!
    ah, se vc me permite queria fazer uma sugestão, não sei se vc percebeu, mas qdo colocamos recado no seu blog, aparece a verificação de palavras, e agora ela tem letras junto e fico meio atrapalhada as vezes, talvez outras amigas também.
    É bem simples, é só voce ir nas configurações, depois em comentários e na opção...Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? colocar não.
    desculpe se fui intrometida, é apenas uma sugestão.

    bjus!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahha, fui fazer o teste , está certinho agora.
    Há tempos eu queria te avisar , mas sem ter mais liberdade contigo ficava acanhada, que bom que vc gostou. É que as letrinhas complicaram de um tempinho pra cá, são palavras duplas, numeros que fazem a gente parar um tempinho pra decifrar.
    Bjinhos, boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que belo trabalho! Lindo post Myriam! Beijo grande e boa semana pra vc! :)

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    seu blog é muito legal,super bem escrito, de muita qualidade mesmo, parabéns.
    Um grande abraço !

    ResponderExcluir
  8. Myrian, que achado esse seu, e q vergonha para mim, eu sou de Minas e não conhecia os trabalhos maravilhosos dessas artistas. Amei, amei demais!

    ResponderExcluir
  9. Cheios de Artes,

    Beijos as cheias de Arte

    ResponderExcluir