quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Hortência e as hortênsias

Sempre fui louca por hortênsias.
Quando me casei, queria ter a igreja enfeitada por hortênsias. Mas, como escolhi o mês de abril para casar
e nesse mês, pelo menos aqui pelo hemisfério sul, é dificílimo encontrar hortênsias que estejam bonitas, não foi possível realizar o meu desejo.
Já tive um vaso com hortênsia na minha varanda do apartamento,em  Niterói (com 40 graus no verão!), e a pobrezinha se esforçava para me dar um lindo buquê uma vez ao ano...
Desde que tenho minha casinha na serra, transferi a "coitada" para lá e dei a ela muitas outras colegas.
Lá, no fresco da serra, elas florescem de novembro a maio, com facilidade.
Mas uma coisa me incomoda: não consigo ter hortênsias cor-de-rosa ou brancas. Só azuis e todas no mesmo tom.
Já me ensinaram alguns truques, como colocar cinza da lareira para mudar o PH da terra, mas não obtive êxito.
Quando vejo imagens postadas por blogueiras no hemisfério norte, como Ilaine do " Minha Casa, Meu Castelo", fico morrendo de inveja!!!
Talvez, por isso, minha fixação em fotografar estas flores que me encantam tanto.
Em recente viagem, aproveitei para tirar fotos de todas que via e eram todas maravilhosas!





fotos: Myrian


Quanto a Hortência, com "C", era minha avó paterna que, por sinal, nasceu em um lugar onde dá muitas hortênsias, Cordeiro-RJ.
Era uma pessoa muito alegre, otimista, amiga das plantas, apaixonada por crochet e que recebia os netos com muito carinho e os agradava com umas cocadinhas deliciosas, que nunca mais vi iguais.
Fica aqui minha homenagem a essa mulher tão especial.

 Vovó no meu casamento em 1975

7 comentários:

  1. Bom dia querida!!!
    É mito bom ter agora diariamente seu cantinho pra eu visitar. Uma beleza as hortênsias que você encontrou na viagem. Realmente, as cor-de-rosa são especiais. Quanto a vovó Hortência nem tenho palavras...um suspiro doce me invade. Ter uma avó em forma de flor não é pra qualquer um. Você certamente a mereceu.
    Tenha um dia abençoado.
    Bjo
    ;*)

    ResponderExcluir
  2. Que bonito. Também gosto muito destas flores, mesmo quando já estão a perder a cor. Têm sempre encanto. Uma bonita homenagem à avó Hortência. A minha avó materna chama-se Aurora, nome que adoro também, porque me remete para a claridade de um dia cheio de promessas boas. E é bom recordar isto. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Que bom tê-la conosco também neste canal.
    Que história bonita esta!!!
    Eu também amo as hortênsias. Aliás eu amo todas as flores.
    Beijos para você e seja bem-vinda.

    ResponderExcluir
  4. Querida, Myrian!

    Que surpresa ver meu blog citado aqui em teu cantinho. Obrigada, amiga, mil vezes. Vovó Hortência é uma pessoa muito linda. Que preciosa homenagem você fez a ela. Lembra-me um pouco a minha que se chamava: Ernestina, Guilhermina Elisabeth- um nome enorme, que eu adorava. Quando menina sempre pedia para ela:"Vó, fala seu nome inteiro, vó! E ela dizia seu nome com tanto orgulho. Era coma a sua Hortência, adorava flores.

    Lindo, lindo post!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Myrian, seja bem vinda à Casa de Retalhos.
    Que espaço mais gostoso você está criando aqui. Gostei de todas as fotos e dos poemas e de seus textos.
    Acho que a gente sempre fica em busca do que não tem. Em minha casa tenho 4 hortências cor-de-rosa e 2 brancas, tentei mudar o ph do solo pra ter azuis. Não consegui q elas ficassem azuis e as rosas quase q ficam brancas. Agoro aprendi a aceitá-las como elas são e curtí-las muito.

    ResponderExcluir
  6. Olá... adoro hortênsia! Tenho várias em casa + todas rosa, Estava justamente procurando meios de saber como mudar a cor delas e foi ai que encontrei esse blog. Falando em mudança de cor da hortênsia, toda simpatia que me ensinam, faço, e nada acontece. Agora vou tentar o que encontrei: colocar 20 g de sulfato de alumínio (que não sei onde encontrar) ou pedra ume... tomara que eu consiga dessa vez. Bjão kerida e parabéns pelas fotos. São belas!

    ResponderExcluir
  7. Olá... adoro hortênsia! Tenho várias em casa + todas rosa, Estava justamente procurando meios de saber como mudar a cor delas e foi ai que encontrei esse blog. Falando em mudança de cor da hortênsia, toda simpatia que me ensinam, faço, e nada acontece. Agora vou tentar o que encontrei: colocar 20 g de sulfato de alumínio (que não sei onde encontrar) ou pedra ume... tomara que eu consiga dessa vez. Bjão kerida e parabéns pelas fotos. São belas!

    ResponderExcluir