sábado, 12 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães



Minha amada mãezinha e eu (com dois anos).




"A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase e ela sempre me soou estranha. Até agora. Agora que minha filha adolescente, aos quase 18 anos, começa a dar vôos-solo. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos.... Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara. Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.Antes que alguma mãe apressada venha me acusar dedesamor, preciso explicar o que significa isso. Ser 'desnecessária' é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho. Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo.O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis. Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser 'desnecessários', nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar."
(recebido por e-mail, não conheço a autora)


Estas flores são para você amiga, que é mãe ou que será, desejando um dia muito, muito feliz!



Beijos.


12 comentários:

  1. Feliz dia das mães para você Myrian.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga!

    Que preciosa foto!
    Linda demais!
    A menina Myrian morena de cabelos cacheados...

    Feliz dia das mães para você!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Feliz dia das mães, minha mãezinha amada!
    Muitos, muitos, muitos beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. oi Mirian, este pensamento vem de encontro ao que vc falou no meu blog, são fases que vamos passando e aprendendo... não é fácil conter nossa vontade de proteger e traçar o caminho que achamos certo... mas vamos em frente seno o porto seguro de nossos filhos!

    um feliz dia das mães pra vc rodeada da sua família, ser avó deve ser outra experiência maravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. Muito linda a foto, texto e homenagem,Valeu! beijos,tudo de bom pra ti também!chica

    ResponderExcluir
  7. Salve sua mãe que nos deu vc de presente!
    Salve tdas mães!
    Flores, fotos, felicidade!

    ResponderExcluir
  8. Myrian, querida amiga, obrigada pelo carinho e pelas doces palavras.
    O conteúdo do texto me fez lembrar uma passaroca que estava, num murinho de um prédio, a empurrar seu filhotinho para alçar voo. Ele resistia e, ao ser impulsionado para fora do muro, batia as asinhas meio sem jeito, desaprumado e tentava voltar para o lugar seguro. Mas, a sábia mãe não desistia o que, aos olhos dos expectadores, parecia um ato de terrorismo com o filho. Erroneamente, pensávamos que a mamãe passarinho estava enxotando o filhote, mas com seu instinto ela sabia que era hora dele voar, de criar independência para sobreviver por conta própria.
    Foi uma bela lição. Aprendemos, também, com os animais. Por isso, vamos bater palmas quando nossos filhos alçarem voo para a vida.
    Beijocas para uma das melhores mães que conheço. Palmas para você!
    Maria Célia

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto. As flores são lindas, mesmo lindas. Mas agora, adorei os seus trabalhos!!! Fiquei impressionada. São bonitos, com um tema inspirador e o tipo de trabalho é perfeito. É que adorei mesmo! Não pare nunca. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Myrian, que beleza são estas fotos,enche de ternura o nosso coração. Você foi uma menininha elegante.
    Beijos

    Mariacininha

    ResponderExcluir
  11. OI Myrian vim conhecer seu blog! Adorei esta homenagem a sua mãe.
    LIndas as flores, já peguei a minha.
    Boa quinta,
    Beijos
    Canela

    ResponderExcluir
  12. Que belo texto Myrian, verdadeiro e profundo. Algumas pessoas podem não entender o significado, mas acredito q se todas as mães entendessem isso menos pessoas neuróticas, inseguras, e infelizes estariam caminhando por esse mundo.

    ps.: linda a foto de vocês duas :)

    ResponderExcluir