quarta-feira, 23 de maio de 2012

Instinto maternal: sim ou não?


Há algum tempo atrás, li uma reportagem em que "doutores" no assunto diziam não haver o instinto materno assim como nós dizemos existir.
Eles dizem ser o instinto materno  o resultado de um processo cultural.
Eu discordo veementemente!

Acho que em algumas mulheres ele é mais exacerbado, noutras mais abrandado e em pouquíssimas outras, inexistente.
Também penso que a mulher que não tem filhos não é necessariamente infeliz.
Conheço muitas que canalizaram o instinto materno sendo mães de sobrinhos, afilhados, amigos e até marido...
Ou, então, trabalhando pelo bem estar de pessoas que nem ao menos conhecem.
O  mais importante é como a pessoa se sente:  completa ou não.

Hoje, vou sair do meu perfil de postagem e mostrar uma coisa que me encantou, a história de Anjara, uma chimpanzé.

Além da beleza soberba das fotografias, é maravilhoso o afeto que se pode criar entre espécies tão distintas. 
Quando o furação Hannah separou dois tigres brancos da sua mãe, Anjana veio em seu salvamento. Anjana é uma chimpanzé. Ela assentou bem no papel de mãe, oferecendo carinho, brincando e ajudando mesmo com a alimentação.
Ela passa grande parte do dia dedicada aos tigres e sente-se feliz com o papel que desempenha, e os tigres brancos estão verdadeiramente deliciados com a sua "mãe".































Hoje, foi presa aqui no Estado do Rio, uma senhora de 70 anos que mandou matar seu filho, para que ela pudesse administrar os muitos bens que ele possuía.

Logo, podemos deduzir que essa mulher não é de classe menos favorecida (pelos tantos bens de família) e, pelo que vi na televisão, é pessoa bem apessoada. Mas, é nula de sentimentos!

Anjara, que lindo exemplo você nos dá!

Fica aqui minha homenagem e gratidão a Tia Neuza, minha tia e comadre, que se colocou como mãe para todos os sobrinhos, substitui minha mãe como avó de meus filhos e como bisa de Vicente, meu netinho.
Tia Neuza não teve filhos mas é um exemplo perfeito de amor materno.






7 comentários:

  1. Linda postagem. Linda homenagem. Sem comentários...
    Bjos
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Pois é Myriam...eu tbm acho que desempenhamos papéis de mães mesmo que não temos filhos. Eu por exemplo sou mãe da gata, da cachorra e do marido hehehe.
    Há pouco tempo teve uma polêmica com as apresentadoras de TV quando uma falou que a outra seria uma pessoa melhor depois que fosse mãe. Eu não acredito nisso! Não credito que uma pessoa será melhor por que é mãe... Se isso fosse verdade não existiriam tantas mães horrorosas que jogam seus filhos fora, espancam, vendem ou até mandam matar como fez essa velha.
    Acho que ser mãe é uma experiência maravilhosa, que enobrece mas não torna uma pessoa melhor que outra.
    O que enobrece as mulheres é esse instinto maternal , essa vontade que vem não sei de onde de zelar, cuidar e nutrir por aqueles que julgamos frágeis. E esse instinto é tão grandioso...tão maravilhoso...que o que menos importa é se o SER que despertou esse força de Deus em nós, veio do nosso ventre ou não.

    Grande beijo!
    Sheila

    ResponderExcluir
  3. Existe sim extinto materno, como existe o sexto sentido, como existe sincronia entre amigas, irmãos...quem discorda, não acredita ou racionaliza, não entende que não é nada de se explicar, provar, nada exato, é humano, é sentido...Tem uma correlação legal que já li em algum lugar que diz que um cirurgião ao abrir um cérebro não vê nenhum penamento, assim como se abrirmos o coração não estão lá os sentimentos e se viajarmos de avião pelas nuvens não veremos Deus, mas td esta onde está.
    Salve o extinto e o amor materno!
    Hj é aniversário de meu filho e estou mto maternal :)

    ResponderExcluir
  4. Myrian, como pode ter mãe tão sem coração né!
    a macaca e uma verdadeira mãe, quem diz que os bichos não tem sentimento? que lindo exemplo. Ser mãe é muito mais cuidar, dar amor, educar que dar a luz, tens toda razão!

    ResponderExcluir
  5. Lindas imagens, lindo post. Concordo contigo, no ser humano é aprendido. Aprendemos a ser mãe e pai e a nutrir afetos bons se assim desejarmos. Há mães e pais que não tem afinidade com seus filhos e os maltratam. Amor se cultiva e se deseja.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Menina, esse tema e essas fotos davam assunto para um dia inteiro! Que lindo é ser mãe. Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Myrian, estava lendo sua postagem e vendo as fotos e pensei como q nós temos tanto a aprender com os outros animais, qdo li sobre a mulher de 70 anos q mandou matar o filho por causa de $$$, o meu queixo caiu e fiquei como q paralisada.
    Somos uma raça que alcança vôos de tantas maneiras, mas ao mesmo tempo ainda agimos como se estivéssemos na Idade da Pedra.
    O nosso caminho ainda é longo, ainda temos muito a aprender.

    Um grande abraço, e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir