segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quase 100 anos depois...

No fim de semana passado, minha tia me deu uma caixa de papelão amarrada com fita azul, dizendo que era um tesouro e que o confiaria a mim por ter certeza que eu cuidaria dele com muito carinho.
A minha surpresa ao abrir a caixa foi enorme! Ali estavam várias fotos de meus avós, tios, mãe, todas tiradas no início dos anos 1900!
A foto abaixo foi tirada em 1915, em estúdio, como eram geralmente tiradas, porque naquela época ainda não havia máquinas fotográficas portáteis. Se houvesse, com certeza meu avô a teria porque era muito "novidadeiro", como dizia minha avó.
Mas, voltando à foto, minha avó Hermínia estava com 23 anos, meu avô com 25 anos e meu tio Waldir, primogênito do casal, com 1 aninho.
O que me impressiona é o ar severo de um casal tão jovem! Fazendo uma pesquisa, concluí que era um padrão daquela época.
Minha avó aparece com um ar  tristonho, mas ela não era uma pessoa triste, era serena e meiga.
Meu avô parece ser austero. Não o conheci pessoalmente para confirmar ou não a impressão.
Meu tio tem a inocência das crianças.
Aí está a foto.



Por coincidência ( coincidência existe?), minha filha Letícia e o noivo, no início deste ano, foram passear em Conservatória, uma linda cidadezinha do interior do Estado do Rio, e lá resolveram tirar uma foto com roupas e  cenário de tempos passados.
Esse tipo de foto é comum em lugares turísticos como lembrança do passeio.
Letícia tem agora, 24 anos. Só um pouquinho mais velha que minha avó, na ocasião da foto.
Aqui está a foto de Letícia e Douglas.



A foto foi tirada em frente a uma locomotiva "Maria Fumaça" que fica em uma pracinha de Conservatória.
As casas ao fundo são casas mesmo.
Colocaram um bigode postiço em Douglas, porque, na primeira metade do século passado, todo homem elegante usava bigode.
Pediram para que eles ficassem sérios, mas Letícia se negou dizendo: "Estou muito feliz para não sorrir!"

8 comentários:

  1. Amei as fotos e as histórias.

    Qd meu avô ainda era vivo e minha vó lúcida, sentei no chão da casa deles, espalhei as fotos pela sala e fui perguntado quem era quem e colocando atrás os nomes.

    Meus álbuns de foto, tem ano, histórias, nomes, são quase livros, meu marido diz que se ficarmos com amnésia, as fotos falaram por si.

    Amo fotos, elas trazem o passado de volta, são imagens congeladas que trazem movimento, sons, cheiros, histórias.

    Gd presente vc ganhou, repasse ele adicionando mais fotos e histórias e peça que seja repassado e eternizado.

    ResponderExcluir
  2. Isso é que foi resposta de mulher! Adorei e eles estão lindos! E adorei essa sua história do passado misturada com o presente em fotografias. Beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Linda foto...

    E que responsabilidade hein.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vim trazer água de cheiro, flores brancas, bençãos e beleza pelo dia da rainha do mar.

    Um dia azul pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Myrian, fotos são preciosidades que marcam nossa história, são tesouros onde buscamos referências de tempo, moda, cultura e costumes, são os pedacinhos do 'passado' que ficam registrando momentos importantes do nosso caminho. Apesar de toda a tecnologia digital, ainda conservo o hábito de revelar fotos para guardá-las em álbuns. O gesto e a frase da Letícia para registrar aquele momento, confesso, emocionou-me! Quando se está feliz de verdade, não há com esconder o sorriso atrás das aparências. Fica um beijo no seu coração e mil sorrisos na sua alma!

    ResponderExcluir
  6. oiii.

    amo fotos assim também

    nos trazem lembranças ou nos leva a conhecer as pessoas de nossa árvore genealógica.

    tem presente pra vc aqui...http://filhadejose.blogspot.com/2012/02/presente-para-blogs.html

    bjo

    ResponderExcluir
  7. Amiga!
    Que foto preciosa de seus avós. E linda também.
    É um tesouro.

    Sua filha é linda, Myrian!

    Beijo para sa duas

    ResponderExcluir
  8. Myrian, que tesouro que você ganhou de sua tia. A foto de Letícia e Douglas ficou adorável.
    Sabe, eu acho que nas fotos de antigamente as pessoas não sorriam mesmo não, principalmente os homens têm sempre a aparência de austeridade.

    ResponderExcluir